Picking – Um conceito que o vendedor precisa conhecer

O picking é o processo de separação dos produtos. É uma etapa logística que precisa ser executada com perfeição, pois o cliente precisa receber exatamente o que comprou.

Existem vários tipos de processos de picking, pois cada empresa tem características próprias. Em algumas empresas o processo é 100% manual, enquanto outras utilizam automação.

Quais são os pré-requisitos para esse processo ser bem sucedido?

  1. O estoque deve ser bem organizado e bem sinalizado. Numerar armários, prateleiras e nichos é uma boa ideia. Para produtos semelhantes, atentar sempre para o código de barras na hora de armazenar.
  2. O colaborador deve atentar-se à quantidade de cada item.
  3. Ter um sistema de leitura por código de barras aumenta a velocidade, a precisão da coleta e reduz a chance de ocorrer algum erro.

Há vários tipos de picking.

  1. Discreto – Um pedido é separado por vez.

Vantagem: Chance baixíssima de erro.

Desvantagem: Processo muito lento.

  • Zona – Os produtos são divididos por zona e cada colaborador coleta os produtos em uma zona específica, levando-os a um local que vai receber os produtos de cada zona, onde os produtos são reagrupados de acordo com o destino. Quando o pedido está completo, é despachado.

Vantagem: Tempo de deslocamento menor e chance baixa de coletar um produto errado, já que cada funcionário cuida de produtos específicos.

Desvantagem: Possibilidade faltar algum produto na embalagem.

  • Onda – um produto é coletado por vez. Bom para quem tem uma quantidade de produtos muito grande e tempo razoável para o envio.

Vantagem: A atividade de separação é feita de forma bastante organizada. Se o pacote contiver apenas um tipo de produto, o empacotamento ocorre de forma rápida e com poucas chances de erro.

Desvantagem: Se o pacote contém mais de um produto, o produto já coletado fica aguardando a chegada dos demais. É inviável para tempo de postagem muito curto.

  • Lote – Cada funcionário coleta um produto específico do seu lote de pedidos. É usado em empresas que possuem pouca variação de produtos.

Vantagem: Agilidade na coleta, pois cada funcionário vai ao estoque pegar seu produto específico enquanto outros funcionários coletam os deles. Isso é feito de forma simultânea.

Desvantagem: Possibilidade de erros.

  • Manual – É uma variação do picking discreto. O funcionário retira a quantidade certa de um ou mais pedidos.

Vantagem: Chance baixa de erro.

Desvantagem: Processo lento que funciona para pequena ou média quantidade de pedidos.

  • Voice picking – Um funcionário recebe a informação dos produtos a coletar, munido de microfone e fone de ouvido.

Vantagem: Mãos livres para pegar os produtos.

Desvantagem: O funcionário que fez a solicitação deve conferir o pedido por segurança, tornando o processo mais moroso.

Para escolher o melhor método para a sai empresa, analise a quantidade de funcionários, a quantidade média de produtos por pacote e sua periodicidade, a disposição física de seu estoque, o tamanho do armazém, a quantidade de horas para o envio e a variedade de produtos.

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